FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

SENAR - abre inscrições para instrutores para o PRONATEC Rural

21/05/2012 09h25


O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Tocantins abre inscrição para contratar novos instrutores para o PRONATEC Rural.

Parte do corpo docente já foi selecionada, mas ainda existem vagas para novos instrutores. Os interessados devem procurar o SENAR em Palmas para fazer a inscrição que começou a partir do dia 22 de maio. Há disponibilidade de vagas para Agrônomos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Engenheiros Ambientais, Biólogos, Técnicos em Agropecuária e  Agronegócio.

O PRONATEC  - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está sendo implantado na zona rural do Tocantins pelo SENAR-TO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Serão oferecidas  5.040 vagas, distribuídas em  110 municípios do Tocantins. Serão investidos no Programa cerca de R$ 6 milhões de reais, recursos provenientes do Ministério da Educação. 

Objetivo do Programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos para alunos e trabalhadores. “Com isso contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional. Desta forma é possível ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores e incrementar a formação profissional”, informou a Superintendente do SENAR – Tocantins Lourdes Hennemann.

O público alvo são estudantes matriculados no 2º ou 3º  série  do Ensino Médio, oriundos da Zona Rural.  Os Cursos terão carga horária mínima de 160 horas, sendo 32 horas aulas teóricas 76 horas aulas práticas e 52horas aulas de empreendedorismo. O aluno deverá alcançar o mínimo 75% de frequência para conclusão e certificação dos Cursos.
As aulas aqui no Tocantins devem começar em junho, até agora mais mil e quinhentos alunos das  regionais de Porto Nacional, Palmas, Arraias, Dianópolis, Miracema e Gurupi já foram pré- matriculados nos cursos de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, horticultura, fruticultura, piscicultura, aqüicultura, avicultura de pequeno porte, beneficiamento de mandioca e sistema de irrigação.

Os alunos interessados em participar do PRONATEC devem procurar as escolas de ensino médio de sua cidade. Os cursos são gratuitos e tem duração média de dois a quatro meses, dependendo do calendário de cada escola. 
Também são parceiros do PRONATEC RURAL Sindicatos Rurais, RURALTINS _Instituto Rural do Tocantins, ADAPEC – Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins e Prefeituras Municipais.

Assessoria de Comunicação FAET/SENAR - TO















   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.