FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

FAET defende desenvolvimento sustentável em seminário

04/02/2016 09h56

O diretor Tesoureiro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Carlos Ribeiro, representou o presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, durante a abertura do Seminário Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta quarta-feira, 3, no auditório do Palácio Araguaia. O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas.

Num painel com a participação de vários representantes do setor produtivo do Tocantins, Carlos Ribeiro destacou que a FAET, bem como todos os Sindicatos Rurais que representam o setor do agronegócio, está sempre participando de debates e reuniões quando são formalizados acordos e consensos sobre a preservação do meio ambiente.

“Neste momento, vivemos a expectativa de consolidação de políticas públicas referentes ao tema que realmente sejam eficientes e atendam a todos. Acreditamos numa política ambiental para a agropecuária que reconheça quem realmente preserva e aponte alternativas viáveis para uma relação menos conflituosa das populações rurais com o meio ambiente e órgãos de fiscalização, provocando uma mudança de conceito na opinião pública sobre o assunto”, defendeu Ribeiro.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, disse que o Tocantins é o único estado com ações concretas para o cumprimento das metas aprovadas pelos líderes mundiais na cúpula das Nações Unidas, em 2015. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira, disse que a entidade defende todas as metas e está unida ao governo, de forma a colocar o Tocantins à frente das discussões sobre o assunto em nível nacional. “Precisamos transformar o que está no papel em realidade”.

O Seminário
O Seminário apresentou e defendeu metas instituídas pela Organização das nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável, defendendo a aplicação de 17 objetivos, que englobam 169 metas. A previsão é de que sejam executados até 2030 em todo o mundo. Os objetivos foram definidos na Assembleia geral da ONU, em setembro do ano passado, e homologados na COP-21, que ocorreu em Paris no final de 2015.

Palestras
Após a abertura oficial, a programação do Seminário prosseguiu com duas palestras. A primeira, proferida pelo assessor sênior da ONU, Haroldo Machado Filho, abordou o tema Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Em um segundo momento, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, falou sobre o programa “Palmas Solar”.

Assessoria de Comunicação Sistema FAET/SENAR Tocantins
Palmas – TO, 04 de fevereiro de 2016

 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.