FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Alunos do Curso Técnico em Florestas participam de aula prática

01/09/2015 15h31

Os 14 alunos do Curso Técnico em Florestas, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Palmas (TO), estão participando, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das aulas práticas que finalizam o primeiro semestre do curso, que teve início em março deste ano e encerra em setembro de 2016. As aulas acontecem no centro de Formação Técnica em Florestas do SENAR, e visam também avaliar as atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre do curso.

“Com este curso, o SENAR pretende oferecer novas oportunidades aos jovens e novos caminhos para aumentar a renda nas propriedades rurais”, destaca o chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR Central, Luís Tadeu Prudente Santos, ao avaliar que um dos principais diferenciais da formação é o ensino teórico atrelado à prática, com aulas em campo e acesso a equipamentos de precisão, como simuladores virtuais de colheita florestal.

A aluna Daiane Cristina do Nascimento declarou que, com o curso, está realizando um sonho em sua vida. “Nasci na zona rural, e tenho a certeza de que irei me tornar uma excelente profissional, pois aqui consigo enxergar um futuro com reais oportunidades de crescimento, especialmente porque ele é voltado para a realidade do nosso Tocantins”, reafirma a aluna.

A assessora Técnica do Departamento de Inovação do SENAR Central, Iara Grillo, que também participou da implantação do curso em Palmas, acrescenta que os alunos, ao concluírem o curso, poderão atuar em várias áreas, como autônomo/prestador de serviços, trabalhando em consultoria ou assessoria de projetos florestais e agroflorestais; produção de mudas nativas e exóticas em viveiros; produção de florestas plantadas; indústrias moveleiras, bem como com topografia e georeferenciamento.

“Existe um mercado muito grande para estes profissionais. É muito satisfatório saber que estamos construindo uma mão de obra qualificada e que pode atender as demandas do setor agroflorestal, que está em plena expansão”, assegura Iara Grillo.

O curso é oferecido na modalidade presencial e com uma carga horária total de 1.565 horas (1.200 horas de aulas e 365 horas de estágio supervisionado).






   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.