FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Instrutores do SENAR estão recebendo capacitação sobre classificação de grãos

23/07/2015 15h12

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) está realizando, de 20 a 24 deste mês, uma capacitação sobre Classificação de Produtos de Origem Vegetal e Secagem/Armazenagem de Grãos, com ênfase em soja e milho, destinada a 15 instrutores da instituição no Tocantins. O curso está acontecendo no município de Porto Nacional, na empresa Monte Carmo Serviço de Armazenagem Ltda., que disponibilizou suas estruturas para que pudessem ser realizadas as oficinas práticas.

De acordo com o assessor Técnico do SENAR Central, engenheiro agrônomo Mateus Morais Tavares, que está acompanhando o curso, a formação de instrutores em classificação e armazenagem de grãos, iniciativa do SENAR Tocantins, é o primeiro passo para se alcançar a qualificação da mão de obra no Estado dentro desta cadeia. “O Tocantins está inserido no MATOPIBA, região que é vista como uma das mais promissoras para a expansão da agricultura no país e está recebendo grande investimento para tal. O que a regional do SENAR Tocantins está fazendo é se antecipando e buscando especializar seus instrutores para uma demanda futura, que certamente irá chegar com muita força”, assegura o engenheiro.

O consultor na área de Pós Colheita do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dárcio Carvalho Borges, que também é instrutor do SENAR do Mato Grosso, e está aplicando a metodologia aos instrutores no Tocantins, explica que esta capacitação atende à uma demanda do Tocantins, que é um Estado potencialmente agrícola. “O treinamento proposto direciona para os principais produtos comercializados na região: a soja e o milho, e é muito importante a iniciativa do SENAR Central, que incentiva e credibiliza eventos desse porte. Esse treinamento tem o objetivo de capacitar técnicos da instituição, que serão multiplicadores desse conhecimento e verdadeiros semeadores destas práticas no Estado, levando ações teóricas e práticas aos produtores rurais e às famílias do campo”, destacou Carvalho.
 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.