FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Aula inaugural dá início ao Curso Técnico em Florestas do SENAR

02/03/2015 15h06

Com a palestra técnica “Geração Z x Ecoeficiência” realizada pelo professor Augusto Valencia Rodrigues, engenheiro agrícola, teve início nesta segunda-feira, 2, o Curso Técnico em Florestas, coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que terá sua primeira turma com 30 alunos e que participaram hoje da sua aula inaugural. Com esse curso, o SENAR pretende oferecer novas oportunidades aos jovens e novos caminhos para aumentar a renda nas propriedades rurais. Um dos diferenciais da formação é o ensino atrelado à prática, com aulas em campo e acesso a equipamentos de precisão, como simuladores virtuais de colheita florestal.

O diretor Executivo do SENAR Administração Central, Daniel Carrara, enviou um vídeo desejando boas-vindas aos alunos e reafirmou o compromisso que a entidade tem na formação de mão de obra especializada para ajudar no fortalecimento do setor agrícola, bem como na construção de ferramentas que possam contribuir com o desenvolvimento das atividades agropecuárias de forma sustentável.

De acordo com o presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, “a Instituição está bastante orgulhosa em poder realizar este curso, que vai colocar no mercado de trabalho competentes profissionais na área da silvicultura”, disse o presidente, destacando a dedicação e a confiança da Administração Central do SENAR e da CNA em trazer para o Tocantins o primeiro Curso Técnico em Floretas realizado pelo Sistema CNA, Federações e SENAR no Brasil.

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Campos Luzza, reiterou a importância do curso ao lembrar que, no Tocantins, a silvicultura já foi considerada apenas uma das muitas alternativas de produção, mas que atualmente é um dos grandes destaques do agronegócio no Estado. “O Tocantins possui, hoje, cerca de 132 mil hectares de florestas plantadas, seja para reflorestamento, uso na construção civil ou demandas de madeiras para fabricação de móveis e celulose, por exemplo. E o SENAR chega para contribuir com essa crescente demanda formando uma mão de obra qualificada e com consciência socioambiental”, reafirmou a superintendente.

O professor Augusto Valencia Rodrigues, que atua há 30 anos no setor florestal em projetos de planejamento, gerenciamento, logística, pesquisa e desenvolvimento de equipamentos e processos, nas áreas de reflorestamento, processo industrial (produtos sólidos de madeira, carvão vegetal e energia) e comercialização e novos mercados, destacou que “a ecoficiência será o diferencial no futuro dos profissionais ligados ao setor florestal, contribuindo para a melhoria da produção racional de bens e serviços e contribuindo para a competitividade do Brasil”.

O curso

O curso está instalado no Centro de Formação Técnica em Florestas – primeira unidade de ensino do SENAR credenciada no Ministério da Educação (MEC) – sediado em Palmas, na Avenida Teotônio Segurado, ACSO 120, Conjunto 01 (foto).

A matriz curricular do curso – oferecido na modalidade presencial e com uma carga horária total de 1.565 horas (1.200 horas de aulas e 365 horas de estágio supervisionado) – permitirá uma ampla formação para os alunos. O técnico em florestas formado pelo SENAR poderá atuar como autônomo/prestador de serviços (trabalhando em consultoria ou assessoria de projetos florestais e agroflorestais, produção de mudas nativas e exóticas); na iniciativa privada (atuando em empresas rurais, indústria moveleira e em atividades e projetos relacionados ao setor florestal); no Serviço Público (como concursado e ou contratado, trabalhando em órgãos públicos, das esferas federal, estadual e municipal) e ainda em Organizações não Governamentais (trabalhando em projetos florestais e agroflorestais vinculados ao terceiro setor).
Confira as disciplinas oferecidas

Primeiro semestre:

- Introdução às ciências Florestais
- Matemática aplicada
- Química
- Informática básica
- Português instrumental e Redação Técnica
- Gestão, Legislação e Educação Ambiental
- Ecologia Básica
- Botânica
- Formação e Conservação de Solos
- Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Florestais

Segundo semestre:

- Noções de Topografia e Geoprocessamento
- Mecanização Agrícola e Florestal
- Propagação de Espécies Florestais
- Silvicultura Geral
- Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos
- Irrigação e Drenagem
- Dendrometria e Inventário Florestal
- Implantação e Manejo Florestal
- Colheita e Transporte Florestal
- Saúde e Segurança no Trabalho
- Proteção Florestal

Terceiro semestre:

- Propriedades da madeira
- Industrialização da madeira
- Espécies arbóreas potenciais para uso em reflorestamento
- Sistemas Agroflorestais
- Política e Legislação Florestal
- Associativismo e Cooperativismo
- Empreendedorismo, Prestação de Serviços e Elaboração de Projetos Agroflorestais
- Desenvolvimento Rural e Sustentável
- Educação Ambiental





   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.