FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Quatro mil produtores do Tocantins serão atendidos dentro do Mapito até 2015

02/04/2014 11h22

O Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural com Meritocracia, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), dirigido pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, em parceria com o Sebrae Nacional, será realizado inicialmente no Tocantins, Maranhão e Piauí, e depois será estendido para os outros estados do Brasil. Conhecido como Mapito, o projeto já está sendo executado na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, e encontra-se em fase de implantação – com a contratação e capacitação de técnicos – no Maranhão e Piauí. Esses três estados servirão de modelo para o restante do País.

Representantes das regionais do SENAR dos três estados, técnicos do SENAR Central e o gestor do Projeto Mapito no Sebrae Nacional, Victor Ferreira, estiveram reunidos nesta terça-feira (1º/4), na sede do Sistema CNA/SENAR, com a finalidade de alinhar procedimentos para a execução física e financeira do programa. No encontro, também foram esclarecidas dúvidas e definidas as próximas etapas a serem realizadas.

Um dos principais objetivos do projeto será aumentar a rentabilidade (em 8% a margem bruta) e incentivar o empreendedorismo entre os participantes. Para que isso ocorra, o Mapito terá entre as suas metas formalizar 70% do público envolvido. “Esse projeto caiu como uma luva para o setor de agronegócios do Sebrae. Pretendemos trabalhar de forma continuada no atendimento dos produtores, pois assim conseguiremos oferecer mais soluções para esses clientes, principalmente os formalizados”, ressalta Victor Ferreira.

Tocantins saiu na frente
Com a meta de contemplar quatro mil produtores dentro do Mapito até abril de 2015, o Tocantins já está com o programa em pleno andamento. Depois de fazer um diagnóstico no ano passado, o serviço de assistência técnica passou a ser oferecido efetivamente no início de 2014 e, atualmente, 865 produtores estão recebendo acompanhamento nas cadeias produtivas da pecuária leiteira, fruticultura, apicultura e piscicultura.

Além disso, outros 1.945 produtores já foram diagnosticados e estão prontos para receber atendimento assim que forem concluídas as contratações de mais técnicos.

Assistência técnica do SENAR
O Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural com Meritocracia elaborado pelo SENAR pretende reestabelecer o trabalho da assistência técnica no país e auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006 – realizado pelo IBGE –, dos 5,1 milhões de estabelecimentos rurais do Brasil, apenas 9,3% recebem assistência técnica e extensão rural regularmente.

A extensão rural será voltada para grupos de produtores selecionados e o trabalho desenvolvido por metas. A remuneração da equipe técnica seguirá critérios de meritocracia, de acordo com o aumento da lucratividade do produtor.

Assessoria de Comunicação do SENAR







   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.