FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Curso de Barragens Subterrâneas vai atender produtores do Sudeste do Tocantins

02/04/2014 08h46

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais e das famílias que moram nos municípios da região Sudeste do Tocantins, constantemente afetada por secas e estiagens prolongadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), entidade dirigida pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, iniciou nesta terça-feira, 1º, o Curso de Barragens Subterrâneas – Tecnologia de Construção, que está capacitando técnicos do Programa Sudeste Empreendedor – Travessia Seca, desenvolvido pelo SENAR em parceria com o SEBRAE.

O curso está sendo ministrado pelo coordenador de Programas do SENAR da Bahia, Washington Luiz Serafim, que destaca a importância de apresentar tecnologias simples ao homem do campo, mas que sejam eficazes e capazes de transformar a vida dos produtores rurais. “A construção de barragens subterrâneas é um excelente exemplo de que podemos produzir tecnologia utilizando materiais básicos como a lona, a brita e o cimento, e alcançando ótimos resultados”, disse Serafim. O curso termina na próxima quinta-feira, 3, e está sendo realizado no auditório do SENAR em Palmas e também com aulas práticas de campo.

Para a senadora Kátia Abreu, “a construção das barragens subterrâneas cumpre o papel de garantir a sustentabilidade do homem do campo, para que ele viva bem e consiga superar os problemas causados pela seca nesta região do Tocantins”, reafirmou Kátia Abreu, destacando que o SENAR e seus parceiros, a exemplo do SEBRAE, tem o compromisso de criar alternativas viáveis para melhorar a vida do produtor rural contribuindo com o aumento efetivo de sua produção.

O programa – O Programa Sudeste Empreendedor – Travessia Seca, foi criado em outubro de 2013 pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, que o apresentou para mais de dois mil produtores rurais dos 27 municípios da região Sudeste do Tocantins. A apresentação foi feita durante o 1º Seminário Técnicas e Alternativas para Conviver com a Seca, realizado no dia 31 de outubro do ano passado.

O programa vai atender quatro mil produtores rurais, promovendo a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais desta região por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com a seca.

A tecnologia - o objetivo da barragem subterrânea é barrar (interceptar) a água da chuva que escoa na superfície e dentro do solo (fluxo de água superficial e subterrâneo) através de uma parede (septo impermeável) construída transversalmente com relação à direção das águas. A água proveniente da chuva se infiltra lentamente, criando e/ou elevando o lençol freático, que será utilizado posteriormente pelas plantas. Esse barramento faz armazenar água dentro do solo com perdas mínimas de umidade (evaporação lenta), mantendo a terra úmida por um período maior de tempo, até quase fim do período seco.

Assessoria de Comunicação FAET/SENAR do Tocantins
Palmas – TO, 1º de abril de 2014






   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.