FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Kátia Abreu certifica mais de 1,5 mil alunos de 24 municípios

24/03/2014 12h24

Mais de 1,5 mil alunos dos cursos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), por meio do Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), receberam os cerificados de conclusão da presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, nesta sexta-feira, 21, em Araguaína, e no sábado, 22, em Guaraí. Em Araguaína foram 675 alunos, de 16 municípios que fazem parte da Regional do SENAR da cidade, que receberam o certificado durante evento no Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias. Já em Guaraí a formatura aconteceu para 765 formandos de oito municípios, no Parque de Exposições Agropecuárias do município.

A senadora Kátia Abreu falou da importância dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo PRONATEC, relembrando que, em 2012, o Tocantins ganhou o primeiro lugar no Brasil em números de vagas, com mais de cinco mil formandos, e em 2013 teve 11 mil alunos formados, também liderando em nível nacional. Kátia Abreu também reafirmou que, para 2014, foi levantada uma demanda espontânea de 28 mil cursos. “O PRONATEC tem sido uma ferramenta fundamental de educação, uma vez que estamos provocando uma verdadeira revolução no Tocantins causada pelo conhecimento. Estamos criando possibilidades reais para que nossos jovens e produtores rurais possam se capacitar e aumentar a produtividade e o lucro nos seus negócios”, garantiu a senadora.

Variedade de cursos
Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo PRONATEC Rural tem duração de 2 a 3 meses e tem o objetivo de democratizar o ensino técnico e garantir o acesso de jovens e adultos no mercado de trabalho. Os alunos puderam escolher entre os 13 cursos, como Auxiliar Administrativo; Bovinocultura de Leite ou de Corte; Avicultura; Horticultura; Artesanato de Biojóias; Piscicultura; Condução Ambiental; Apicultura; Operador de Sistema de Irrigação; Produção de Mandioca; Fruticultura e Horticultura Orgânica.

Municípios atendidos
Pela Regional do SENAR de Araguaína, os municípios atendidos foram Xambioá; Ananás; Filadélfia; Muricilândia;Araguanã; Carmolândia;, Aragominas; Goiatins; Campos Lindos; Barra do Ouro; Wanderlândia; Santa Fé do Araguaia; Babaçulândia; Riachinho; Piraquê e Araguaína. E pela regional de ensino de Guaraí os municípios atendidos foram Colméia; Couto Magalhães; Fortaleza do Tabocão; Goianorte; Guaraí; Itaporã do Tocantins; Pequizeiro; Presidente Kennedy e Guaraí.


Assessoria de Comunicação FAET / SENAR do Tocantins
Palmas – TO, 24 de março de 2014





   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.