FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Como definir o melhor momento para iniciar o plantio?

22/01/2019 18h10

Como definir o melhor momento para iniciar o plantio?

Para que seja possível alcançar o sucesso na agricultura, é preciso que ela seja levada para um outro nível: o agronegócio. Nele, o planejamento, tanto financeiro quanto estratégico produtivo é muito mais presente, e a coleta de dados é maior para aplicação de agricultura de precisão, como informações meteorológicas, tendências climáticas, e áreas específicas diferentes dentro da propriedade.

Separamos algumas dicas para que você esteja preparado para começar o plantio assim que o melhor momento aparecer:

*Cuidados com o solo*
Para que seja possível obter os melhores resultados possíveis com o plantio, o primeiro cuidado que o agricultor deve ter é com o solo. Alguns fatores que devem ser levados em consideração são: Umidade; adubo e correção; tipo de solo, pois ele determina fatores que afetam indiretamente o melhor momento de início do plantio, como a umidade do solo, retenção de água e nutrientes.

*Atenção ao clima*
Sabendo dos principais cuidados com o solo, o agricultor deve se atentar às condições climáticas e estar preparado para a produção do tipo certo de espécie. Alguns fatores que devem ser levados em consideração são: Temperatura e chuva e eventos adversos, como coletar dados e conversar com pessoas mais experientes da região pode ajudar na determinação de ocorrência de eventos adversos, como secas, geadas, grande volume de chuvas em momentos cruciais de desenvolvimento da cultura e fora da época prevista no zoneamento.

Além dos cuidados básicos com o solo e o clima, alguns outros fatores que precisam de atenção são: Mercado, (Estar atento em tendências do mercado pode ajudar na definição de qual delas plantar, buscando momentos em que o estoque esteja baixo e demandando menores custos com armazenamento.), Maquinário e por fim planejamento.

O início do plantio deve levar em conta a ocorrência de eventos climáticos no momento da colheita, tomando cuidado para que seja feito em época de menor volume de chuva. Com o planejamento também evita-se a falta de recurso financeiro para o momento do plantio, uma vez que demanda altos investimentos, tentando-se manter capital, reduzindo a necessidade de financiamentos.
 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.