FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Presidente Paulo Carneiro prestigia o 3 Dialogo de sustentabilidade da Água

25/11/2016 17h13

O Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, e os Superintendentes da FAET Frederico Sodré, e do SENAR, Rayley Luzza, prestigiaram na noite desta quinta feira, 24, o evento “3 Dialogo de sustentabilidade da água”.

O Evento é uma iniciativa da Rádio CBN Tocantins, com o tema “Cuidar das aguas no Campo”. A Mediação do encontro foi realizada pelo ancora da CBN, Wagner Quintanilha. O painel do debate foi composto pelo Procurador da Republica Alvaro Manzano, da Senadora Katia Abreu, do chefe de Pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Eric Bastos, o engenheiro agrônomo Ramis Teti, do Professor da Universidade Federal do Tocantins, Fernan Enrique, o Presidente do Aprosoja - TO Ruben Riter.

O Palestrante e Professor Ramis Teti iniciou a reunião conceituando a sustentabilidade e falando sobre os “inimigos da agua”, tanto físicos quanto institucionais, a exemplo, os esgotos, queimadas, poluição química, erosões agrícolas. Segundo ele todos os problemas ambientais causam algum custo que alguém terá que pagar, e toda sociedade deve estar envolvida nesse processo de mudança. “Cuidar das aguas e respeitar os ciclos naturais”, destacou.

Durante todo o tempo de debate os integrantes da mesa levantaram questionamentos sobre as gestões de recursos hídricos, agricultura e sustentabilidade.

A Senadora Katia Abreu observou, sobre o que seria cuidar das aguas dos campos “ A melhor coisa a se fazer com a água no que diz respeito a sua escassez é serem feitos as reservas, represas, os diques nos rios, para que eles possam ser acumulados e quando chegar a seca podermos enfrentar essa dificuldade. Na verdade, não falta agua, o que falta é a regularidade dela. Precisamos utilizar todas as condições a fim de aumentar a quantidade do recurso durante o período de estresses hídricos”, afirmou.

O Procurador da Republica Alvaro Manzano explica que não tem como falar dos cuidados hídricos sem falar do cuidado ambiental como um todo, e o código florestal estabelece faixa de proteção as margens de qualquer corpo hídrico e sua preservação é uma decisão técnico cientifica.

O Presidente da FAET, Paulo Carneiro, que prestigiou o evento observou que o encontro cumpriu seu objetivo, uma vez que participaram do debate, legislador, ministério público, usuários da agua e pesquisadores, “O debate foi enriquecedor e mostrou questões que precisamos pensar melhor para que possamos viver de forma sustentável na sociedade”.

O Debate irá ao ar no dia 03 de Dezembro as 10horas da manhã, e será veiculado na CBN Tocantins.


Assessoria de Comunicação SISTEMA FAET/SENAR
25 de Novembro de 2016





   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.