FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Adesão ao CAR é ampliada e prorrogada até o final de 2017

16/06/2016 10h00

Segundo publicado na manhã desta quarta-feira (15/06) no Diário Oficial da União (DOU), a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi prorrogada até o final do ano que vem. Agora, o prazo final dos produtores rurais é o dia 31 de dezembro de 2017. A lei é resultado da Medida Provisória 707/2015, aprovada no Congresso Nacional, conquista do trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), bem como das Federações e deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

A prorrogação é importante já que, sem a regularização, o produtor fica impossibilitado de adquirir crédito junto ao banco para o custeio das próximas safras. Além disso, também perde os benefícios previstos no novo Código Florestal. O CAR garante segurança jurídica ao produtor e é o início da regularização ambiental.

A lei determina que, após 31 de dezembro de 2017, as instituições financeiras só concederão crédito agrícola, em qualquer modalidade, para os proprietários rurais que estejam inscritos no CAR.

Sobre o CAR

O CAR é uma exigência do Novo Código Florestal, obrigatório para todos os imóveis rurais. Não importa o tamanho, a região e a ocupação do solo. O cadastro ambiental exige que o agricultor conheça a fundo sua propriedade. Não basta, por exemplo, saber apenas se tem morro ou não na sua área. É preciso saber a declividade, quantas nascentes tem na terra e a largura dos rios. É preciso informar as datas de abertura das áreas para saber se está ou não enquadrada nas áreas consolidadas.

Curso do SENAR - Com o objetivo de permitir que os proprietários de imóveis rurais possam fazer a adesão ao CAR, com mais facilidade e informações detalhadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) oferece em seu portal de educação a distância (ead.senar.org.br) um curso gratuito, ensinando o passo a passo do CAR. O curso Cadastro Ambiental Rural é livre e pode ser feito por qualquer pessoa com 18 anos de idade ou mais.

 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.