FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Palmas será a capital florestal do Brasil esta semana com o Madeira 2016

15/06/2016 09h34

O setor florestal brasileiro estará com os olhos voltados para Palmas, Tocantins, com a realização do 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, marcado para esta quinta-feira, 16 e sexta-feira, 17. O Madeira 2016 tem como público alvo empresários, diretores de grandes empresas e pesquisadores do setor, além de agentes públicos que trabalham diretamente com a silvicultura. O evento tem abertura no dia 16/06, às 9h, no Palácio Araguaia, em Palmas.

Promovido pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, esta edição do congresso terá como tema "a produção da madeira para uso múltiplo e a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional".

De acordo com Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, a expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores. "Estamos na oitava edição e a cada dois anos realizamos o congresso em um Estado com vocação para a indústria de base florestal. O país passa por um momento difícil e, a partir daí grandes ideias surgem", disse Jussara Ribeiro.

O Madeira 2016 também vai premiar personalidades do setor florestal nas categorias comunicador social, empresário, executivo, gestor público, pesquisador e organização social.

O evento será marcado por uma agenda temática dividida em cinco painéis, que terão os seguintes temas: "uso da madeira certificada como sistemas construtivos", "a importância dos produtos madeireiros na bioeconomia", "impacto dos grandes acordos internacionais no comércio de produtos madeireiros", "políticas de investimentos e valorização de florestas", "reflorestamento no Estado do Tocantins e seu impacto na economia".

Comissão Nacional de Silvicultura da CNA
Antes do Madeira 2016 começar, haverá uma reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento (Mapa), na quarta-feira, 15. A reunião terá participação de Walter Rezende, recém-eleito presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), do coordenador geral de Borracha e Floresta do Mapa, Fernando Castanheira, do chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Iede, entre outros.

Será a 31ª reunião e na pauta há temas como a flexibilização da política de aquisição de terras por estrangeiros, licenciamento ambiental, instrução normativa para a vespa da madeira, entre outros.

Serviço
Madeira 2016 - 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e Geração de Energia

Data: 16 e 17 de junho de 2016

Local: Palácio Araguaia - Palmas - Tocantins

Inscrições: http://www.congressomadeira.com.br/2016
Realização: Instituto Besc Humanidades e Economia

 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.