FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DO TOCANTINS
Notícia

Produtores de abelha se profissionalizam por meio de curso do SENAR

11/05/2016 11h34

A criação de abelha pode ser um negócio bastante lucrativo e com um mercado ainda a ser explorado em vários lugares do país. No Tocantins, precisamente no Projeto de Assentamento Inhuma, localizado na zona rural do município de Araguanã, um grupo de alunos do Curso de Apicultura, realizado de dezembro de 2015 a fevereiro deste ano, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO) por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), resolveu investir no negócio, montou um apiário e iniciou a criação de abelhas.

Um dos produtores envolvido no projeto, Joaci Bezerra, explica que sempre tentou trabalhar no ramo da apicultura, mas que foi através do curso do SENAR que resolveu levar adiante esse sonho: “temos a intenção de produzir mel para abastecer vários municípios da região Norte do Tocantins e uma expectativa real de crescimento. Estou muito contente com os resultados”, destaca o produtor.

Para Joaci Bezerra, o conhecimento sobre a criação de abelhas era muito amador. “O Curso de Apicultura veio para aprimorar o conhecimento das técnicas adequadas para se obter sucesso no empreendimento. Eu havia desistido totalmente do meu negócio, não estava prosperando e tendo grandes prejuízos. Hoje só tenho a agradecer a este curso que me trouxe grandes conhecimentos técnicos e práticos, me dando a oportunidade de ter meu próprio negócio com sucesso”, comemora o produtor.

O Tocantins reúne condições ambientais e climáticas favoráveis para a produção de mel e os outros produtos derivados. Atualmente, a região do Bico do Papagaio, estremo Norte do Estado, é a que mais se destaca na produção de mel, inclusive com propriedades rurais sendo atendidas pelo programa Travessia Bico, que oferece assistência técnica e gerencial para pequenos produtores rurais que trabalham nas cadeias produtivas do Leite, Peixe, Frutas e Mel.
 



   
  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.