Impresso em: 29/06/2022 12:05:15
Fonte: http://www.faetrural.com.br/noticias-213-ultimos-reparativos-para-7-seminario-estadual-de-apicultura.html

Últimos reparativos para 7º Seminário Estadual de Apicultura

26/07/2012 12:20:11

Juliano Ribeiro

A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - e parceiros mobilizam apicultores de todas as regiões do Estado para participar do 7º Seminário Estadual de Apicultura, 1º Seminário Estadual de Meliponicultura e 3º Encontro das Associações de Apicultores do Tocantins. Os eventos acontecerão nos dias 9 e 10 de agosto, em Palmas, e contarão com produtores de mel de 80% dos municípios tocantinenses, organizados em seis caravanas.

No primeiro dia do evento serão realizadas palestras no Centro de Convenções Parque do Povo e uma visita técnica ao entreposto de mel que está sendo construído em Palmas. No segundo dia, as atividades mudam para o Cuica – Centro Universitário de Ciência, Cultura e Arte da UFT - Universidade Federal do Tocantins. Os temas das palestras serão: políticas públicas para o desenvolvimento da apicultura; importância da meliponicultura para sustentabilidade; boas práticas em apicultura, dentre outras.

De acordo com a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, a realização de seminários de apicultura no Tocantins tem sido fundamental para o fortalecimento do setor. “Esse evento oportuniza a troca de experiência entre os apicultores do Estado e a chance de conhecer casos bem sucedidos em outras localidades, através das palestras”, avaliou Érika, que é uma das organizadoras dos seminários.

A expectativa é reunir 400 pessoas com os eventos de apicultura e meliponicultura. Só as caravanas trarão 240 pessoas do interior do Estado. O evento é fruto de uma parceria entre Seagro, Ruraltins, Fundação Banco do Brasil, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e a Fetoapi - Federação Tocantinense de Apicultores.

Dados

O Tocantins em 2011, produziu 250 toneladas de mel, mas a meta da Seagro é que este número chegue a mil toneladas até 2014 e por isso apoia iniciativas para estimular a produção. Atualmente, são mais de 1.300 apicultores tocantinenses, reunidos em 52 associações. Além de Palmas, estão sendo construídos entrepostos de mel em Figueirópolis, Colinas, Axixá e mais 10 casa de mel. O maior município produtor de mel é Nova Olinda, na região Norte do Estado.

Fonte: SEAGRO-TO