Impresso em: 27/05/2022 21:14:41
Fonte: http://www.faetrural.com.br/noticias-1639-sindicatos-rurais-aprovam-contas-da-faet.html

SINDICATOS RURAIS APROVAM CONTAS DA FAET

07/06/2021 13:17:29

“O sistema Faet/Senar e os produtores rurais do Tocantins não cruzaram os braços nesse período de pandemia e continuaram trabalhando. Se por um lado não tivemos como realizar eventos e exposições, por outro investimos na assistência técnica e nos cursos de qualificação rural e promoção social, além de encaminhar as demandas do nosso setor”. As palavras do presidente da FAET, Paulo Carneiro, fecharam a reunião do Conselho de Representantes, realizada no auditório da Federação, nesta segunda-feira, 31 de maio.

Com uma presença expressiva da ampla maioria de presidentes de sindicatos rurais, a reunião do conselho aprovou as contas da federação relativas a 2020. Na mesma ocasião, a superintendente do Senar, Rayley Luzza apresentou novos projetos e ações que vão nortear os trabalhos do sistema a partir de agora. Entre eles, o projeto “Aprendendo e Inovando no Agro”, com o objetivo de disseminar novas tecnologias e estimular a troca de experiência entre os produtores rurais, com viagens técnicas e dias de campo e o “Projeto Agro Futuro”, que visa aumentar a produtividade e renda dos produtores por meio do melhoramento genético do rebanho e da adequação tecnológica ambiental das propriedades para enquadramento nos requisitos de acesso ao credito rural.

SINDICATOS FORTES

A superintendente também falou do “Mobiliza Agro”, um projeto que vai permitir que a oferta de cursos de Formação Profissional Rural e as atividades de Assistência Técnica cheguem a mais produtores do Estado, independente do porte das propriedades rurais. “Nosso intuito é melhorar a operacionalização das atividades do Senar, aumentar a demanda dos cursos, oferecendo aos sindicatos todo o apoio para que ele, de fato, preste bons serviços ao produtor, mantendo suas atividades e as portas abertas da entidade o ano todo”, destacou Rayley Luzza.

Para o presidente do SR de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, a reunião fortaleceu a relação da federação com os sindicatos. Já o presidente do SR de Abreulândia, Edilson Gabino, acredita que as novas iniciativas motivam o produtor rural. Segundo o presidente do SR de Araguaçu, Carlos Ribeiro Soares, assim como o agronegócio foi esteio da economia nacional em tempos de pandemia, o sistema Faet/Senar tem feito a sua parte na promoção do desenvolvimento do agro no Tocantins, sobretudo com a difusão de novas tecnologias.

A satisfação dos dirigentes rurais também é com a possibilidade de mais apoio para as entidades classistas pelo estado. Arnóbio Silva, Queiroz, presidente do SR de Ponte Alta do Bom Jesus, destacou que o esforço está sendo feito para garantir que os sindicatos tenham condições de cumprir o seu papel de prestar serviços ao produtor rural. Paulo Celso Mourão, do SR de Fátima, elogiou o desempenho da federação e Darcy Crews, do SR de Marianópolis concluiu apostando que as perspectivas para este ano são melhores ainda. “Se com todas as dificuldades conseguimos fazer o que fizemos, superando esse momento atual vamos colher resultados ainda mais expressivos”, concluiu.